SOL

Mas, afinal, qual a diferença entre a Licenciatura de Gestão Hoteleira do ISEC e as outras?

 

Por um lado, a componente de Gestão Hospitalar, uma área cada vez mais presente, dado a crescente privatização, empresarialização e reconversão do sector; por outro lado, a componente de consciência social e ambiental que o ISEC procurou para o seu plano de estudos, isto é, o enfoque que é dado à Ética e Deontologia profissionais e à Sustentabilidade Ambiental, ambas áreas de relevo nas Licenciaturas do ISEC e essenciais no mundo de hoje para o desenvolvimento formativo profissional, mas também pessoal do aluno.

Mais, aqui

Online: Workshop em Factores Humanos em Sistemas Tecnológicos de Transportes

Convidamo-lo a assistir on-line ao Workshop de lançamento do Mestrado em Factores Humanos em Sistemas Tecnológicos de Transportes que se encontra de momento a decorrer no ISEC no seguinte endereço:

http://gcd.isec.universitas.pt/htm

Como membro activo da Rede de Excelência HUMANIST (Human-centred design for Information Society Technologies) e membro fundador do recém-criado Centro Virtual de Excelência HUMANIST, o Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC) promove o lançamento do Mestrado em Factores Humanos em Sistemas Tecnológicos de Transportes, que terá início a 8 de Fevereiro de 2008.

A sessão de abertura será presidida pela Secretária de Estado dos Transportes, a Engª Ana Paula Vitorino, e contará ainda com a presença de algumas personalidades nacionais ligadas aos transportes.

Conferencistas do Workshop:

Annie Pauzié, PhD- Institut National de la Recherche sur les Transport et leur Sécurit (INRETS--France) Prof. Doutora Anabela Simões - Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC) Josef Krems, PhD - Chemnitz University of Technology (CUT-Germany) Guy Boy, PhD - European Institute of Cognitive Sciences and Engineering (EURISCO-France) Prof. Doutor José Carvalhais - Faculdade de Motricidade Humana/Universidade Técnica de Lisboa (UTL)

"Primeira licenciatura do país em Ciências Aeronáuticas"

No último fim-de-semana, qualquer um de nós – funcionários, alunos ou professores do ISEC – fomos surpreendidos por uma muito curiosa notícia (usando um eufemismo), publicada no Jornal que é servidor deste blogue. A Universidade Lusófona vem dizer-nos a nós, incautos leitores e ingénuos formadores de Aeronáutica e demais leitores, que iria arrancar com as aulas da "primeira licenciatura do país em Ciências Aeronáuticas". Logo que todos lemos a deixa, duvidámos das palavras que estariam em letra impressa, porque, além da referida licenciatura ter exactamente o mesmo nome que a leccionada no nosso Instituto (desde 2005), temos um blogue aqui no Sol com destaques a toda a extensão vertical do sítio www.sol.pt/academia, link indicado no mencionado artigo do jornal! De facto, se nos dissessem que têm o primeiro curso desta área – o que seria mentira – mas com um nome diferente a ver se passava, ainda concederíamos o nosso riso,  contudo dizer que se tem a primeira licenciatura do país em Ciências Aeronáuticas, suscitará,  no mínimo, a nossa suspeição em relação a: 1.Falta de sentido de humor; 2. Descaramento.

Das duas, uma: ou há uma grande distracção por parte destes senhores (o que duvidamos), ou querem-nos fazer crer que as parcerias que temos feito, o ensino que vimos desenvolvendo desde 2005, os alunos que já formámos, ou são invisíveis, ou irrelevantes ou mesmo uma mentira.

Para esclarecer quem ainda não estiver informado: O Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC) ministra, desde 2005, uma licenciatura em Ciências Aeronáuticas [Despacho n.13 133/2006 (2ª série) de 22 de Junho (123)], essa sim inovadora e única não só no país, como na Península Ibérica, até à data. A licenciatura, que resultou da parceria entre o ISEC e a Gestair Flying Academy (antiga Escola de Aviação Aerocondor), possibilita, através de um curso complementar de formação prática, optar pelo ramo de Pilotagem ou de Engenharia de Manutenção. No que toca à Pilotagem, a componente prática é assegurada pela Gestair Flying Academy e pode ser feita durante os três anos, podendo o Aluno concluir uma Licenciatura e uma licença de piloto de linha aérea neste espaço de tempo. 

Para além deste curso, o ISEC lecciona ainda, desde 2005, a Pós-Graduação em Operações de Transporte Aéreo e, desde 2006, a Pós-Graduação em Concepção e Gestão Aeroportuária. Este ano, o Instituto arrancou, igualmente em parceria com a referida escola de Aviação, a Licenciatura em Gestão Aeronáutica [Despacho n.º 22 637-R/2007, 27 de Setembro (124)]. Vai ainda avançar, em Abril com o módulo Economics que, em conjunto com as Pós-Graduações já referidas, constitui o Aeronautics Executive MBA.

É de salientar ainda que, para esta formação, contamos, para além da Gestair Flying Academy, com os seguintes parceiros: ANA Aeroportos de Portugal, NAV, APPLA e TAP Portugal, de onde são provenientes grande parte dos docentes das formações, estando também presentes outras personalidades de renome no sector.

Por fim, a única conclusão a fazer é que o caminho traçado pelo ISEC na formação Aeronáutica já se pode dizer sólido e esse, sim, único, exclusivo e com a presença de docentes mais credibilizados do sector, num tempo já firmado.

Da nossa parte não haverá nenhuma crispação, pois depreendemos desta notícia apenas uma lamentável distracção...

Protocolos (2) - Aeronáutica

 

 

 

Em Aeronáutica, o ISEC assinou recentemente acordos de cooperação com a TAP e com a NAV, juntando-se aos outros três parceiros, GESTAIR, ANA e APPLA. Acontecem no âmbito das Pós-Graduações em Operações de Transporte Aéreo e Concepção e Gestão Aeroportuária, que têm início a 5 de Novembro deste ano.

Consolidam-se assim colaborações com algumas das Instituições mais relevantes da aviação civil. Os associados destes organismos gozam de condições especiais no acesso à formação.

 

Protocolos (1) - Protecção Civil

Iniciamos este ano lectivo com a notícia dos vários protocolos que o ISEC tem estabelecido ao longo do tempo com as mais variadas Instituições. Hoje dedicamos o primeiro post ao curso de Protecção Civil. Em primeiro lugar, o ISEC assinou um protocolo com a ENB, Escola Nacional de Bombeiros, autoridade pedagógica na formação e aperfeiçoamento dos bombeiros e agentes de protecção civil portugueses, que garante uma vasta oferta formativa credenciada, com o intuito de responder às constantes necessidades de actualização do sector da protecção e socorro.

Em segundo, mas não menos importante, o ISEC assinou igualmente um acordo de cooperação com a LBP, a Liga dos Bombeiros Portugueses. O objectivo desta Confederação das Associações e Corpos de Bombeiros de qualquer natureza - Voluntários, Municipais, Sapadores e Privativos - é a coesão e relançamento das organizações dos bombeiros em Portugal.

Neste contexto, o ISEC oferece a formação complementar e de nível superior na área da Protecção Civil, permitindo conhecimentos multidisciplinares, tanto ao nível do planeamento e prevenção, como ao nível da gestão do socorro e limitação de danos e riscos. Os associados destas duas Instituições gozam de condições especiais no acesso à Licenciatura.

Abertura do Ano Aeronáutico no ISEC

 

A Unidade de Ciências e Tecnologias do ISEC abriu o ano Aeronáutico com uma sessão em que estiveram presentes várias personalidades do sector. Falou-se na necessidade da Formação num mercado cada vez mais competitivo, enfatizou-se o carácter único e exclusivo dos Cursos de Aeronáutica ministrados no ISEC, assim como as recentes parcerias que se têm estabelecido com as mais prestigiadas Instituições da Aviação, como por exemplo, a TAP e a NAV.

Painel de Convidados:

Dr. Rui Sarmento Veres
Administrador da ANA, SA

Dr. Luís Almeida
Presidente do INAC

Comte. Carlos Morgadinho
Vice-Presidente da APPLA

Comte. João Moutinho
Coordenador das Pós-Graduações em Operações de Transporte Aéreo e Concepção e Gestão Aeroportuária

Dr. Eurico Pimenta de Brito
Director-Geral da Gestair Flying Academy

Doutor José Reis Jorge
Presidente do ISEC

Dr. Miguel Moreira
Director da Unidade de Ciências e Tecnologias e Coordenador da Licenciatura em Ciências Aeronáuticas

 

 

Gestão Aeronáutica já homologada pelo MCTES

 

É com prazer que recebemos a recente notícia da Homologação da Licenciatura em Gestão Aeronáutica, por parte do MCTES.

Este curso oferece a possibilidade de uma formação sólida e avançada no âmbito da gestão, especificamente no contexto da aviação comercial. Em particular, visam proporcionar um conjunto de conhecimentos e ferramentas adequados a um exercício de qualidade da função administrativa e comercial, bem como às funções de direcção e gestão de unidades orgânicas de instituições ligadas a esta actividade económica.
O curso de licenciatura destina-se a jovens em formação inicial e aos profissionais do sector que desejem desenvolver as suas capacidades na área da gestão. O curso consta de um ciclo de 3 anos de formação superior inicial, comportando as seguintes áreas de formação:

1. Formação geral em Gestão das Organizações;
2. Formação em domínios específicos das Ciências Aeronáuticas;
3. Formação específica de Gestão Aeronáutica.

O conteúdo das matérias, metodologia de ensino, e os objectivos de aprendizagem conferem ao diplomado uma capacidade de compreensão, sensibilização, saber fazer e saber estar no sector da aviação civil, ao nível geral das actividades administrativas e comerciais, das instituições e empresas do sector, nomeadamente nas áreas cobertas pelas referidas unidades lectivas.

Veja aqui o plano de Estudos!

E aqui todos os cursos da Unidade de Ciências e Tecnologia na área de Aeronáutica.

 

GADIF na TV

A Unidade de Educação do Instituto Superior de Educação e Ciências, para além de proporcionar formação superior, pretende apostar na interacção com a comunidade envolvente, prestando diversos serviços. Nesse sentido, criou o Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento Infantil e à Família - GADIF - que tem como objectivo apoiar as famílias com crianças até aos 6 anos de idade. Ora, este tem sido repetidamente solicitado a comparecer em programas de Televisão, entre eles o "Tardes de Júlia", da TVI e o programa "Essência", na SIC Mulher. Cada uma das psicólogas que integra a equipa técnica do Gabinete esteve em estúdio no sentido de dar um contributo no desenvolvimento dos temas em questão, sempre no âmbito do desenvolvimento infantil e da adolescência. A Mestre Raquel Corval foi convidada para nos vir esclarecer um pouco mais sobre o fenómeno da fama nas crianças e o impacto que esta pode ter no processo de desenvolvimento infantil. Já a Mestre Mónica Mendes abordou o tema da Adolescência e a questão das recompensas como incentivo à obtenção de bons resultados escolares, nesta fase de desenvolvimento. Por último, a Dra. Sara Figueiredo veio partilhar com a apresentadora Ana Marques algumas ideias importantes sobre as vantagens e desvantagens associadas ao "filho único". E não foi a última vez. Aguardam-se mais aparições do Gabinete na TV!

Ota em debate na blogosfera

 

 

O Comandante João Moutinho, professor especialista do ISEC e coordenador das Pós-Graduações em Concepção e Gestão Aeroportuária e Operações de Transporte Aéreo, além de director técnico da ECA, promove um blogue em destaque no sapo dedicado à discussão da Ota. Ontem no Diário Económico, o Comandante diz-nos que assim pretende "dar oportunidade às pessoas de exporem os seus argumentos, de forma sustentada, sem atender a facções". Pela leitura do blogue, podemos depreender que o autor está interessado não tanto na polémica à volta do aeroporto, mas no rigor técnico e debate justo sobre o tema.

Caso de Sucesso

Iniciativa conjunta do ISEC, ANA e APPLA, com a presença de S. Exa. o Secretário de Estado das Obras Públicas e Comunicações e um painel de convidados ao nível Internacional, a Conferência "The Changing Face of The Airport Industry" de dia 21 Junho esgotou a casa e suscitou um interesse veemente de muitos meios de Comunicação.

Se quiser ler o artigo completo, visite o nosso site!

Blogues no ISEC (3) - Blogue de Aeronáuticas

 

Em último, mas não menos importante, apresentamos o recente blogue dedicado às Ciências Aeronáuticas, em particular nas áreas da Pilotagem de Linha Aérea, Operações de Voo e Manutenção Aeronáutica. É mantido pelo Mestre Miguel C. Moreira, Director da Unidade de Ciências e Tecnologias e Coordenador da Licenciatura em Ciências Aeronáuticas. Em breve, e ainda neste tema, postaremos sobre a recente conferência que tomou parte no CCB, no último dia 21 de Junho, iniciativa conjunta do ISEC, ANA e APPLA e que contou com a presença de S. Exa. o Secretário de Estado das Obras Públicas e Comunicações e que acabou por ser um sucesso.

More Posts Next page »